quarta-feira, 27 de junho de 2012

PUT YOUR HATS ON!



Ah, nós adoramos chapéus! Eles são tão charmosos!

E como não somos bobas nem nada, antes de vir aqui contar a vocês como é que se usa chapéu no dia a dia, nós fizemos uma quick search, para saber como é que o chapéu surgiu. E, adivinha, só? Faz muito tempo! Desde a pré-história! Claro que, naquela época, a função principal era proteger a cabeça do sol escaldante ou da chuva. Mas o chapéu também servia para mostrar ao clã quem era o homem responsável pela sua defesa.

Nos tempos medievais, o chapéu se tornou uma característica das classes sociais: Reis usavam coroas, Sacerdotes usavam mitras e guerreiros usavam elmos. Quem aqui assiste Game of Thrones? No seriado, dá para ter uma boa ideia dessa diferenciação. E a história é bem legal também, #fikdik (;

De lá para cá, o chapéu acompanhou de pertinho a evolução do estilo. No Oriente Médio, na África e na Ásia, os turbantes se fizeram cada vez mais presentes. E no mundo inteiro, os mais variados formatos e materiais foram transformando os chapéus no que são hoje.

Hoje, nós temos pelo menos cinco tipos de chapéu mais populares: Panamá, Fedora, Floppy, Coco e Palheta.

 
  Bee  .  Madame de Rosa

O chapéu Panamá, ao contrário do que nós pensamos ao ler o nome, não é original do Panamá, e, sim, do Equador. Mas é chamado assim, porque em 1906, o presidente dos EUA, Teddy Roosevelt, visitou o canal do Panamá e transformou o chapéu em moda entre os homens até a Segunda Guerra Mundial. De lá para cá, nós adotamos o chapéu e trouxemos para o nosso guarda-roupa. Aposte no Panamá se você gosta de looks românticos. Ele combina super bem com peças leves e fluídas. Como nós estamos no inverno, combinar o chapéu com vestidos longos e botas de cano alto é uma boa pedida. Para aquecer os bracinhos, jaquetas jeans ou casacos de lã vão bem.

 
 Closet Couture  .  Tieka  .  Marian

O Fedora é uma variação do chapéu Panamá. Só que ao invés de ser feito de palha, geralmente ele é feito de feltro. Mas, para o nosso clima tropical, ele foi adaptado em outros materiais. Sucesso absoluto no começo do século XX, o Fedora virou uma característica dos grandes mafiosos da época. Para manter o paradigma e trazê-lo ao seu look, use o chapéu com jeans skinny e camisa de alfaiataria. E aposte também em uma terceira peça: pode ser uma jaquetinha perfecto ou um blazer do tipo boyfriend.

 
Tranish  .  Amy  .  Daphne 

O Floppy é molinho. As abas são flexíveis e ele tem um pezinho lá nos anos 70. Meio hippie, ele é a cara do estilo Boho. Super combina com saias longas e camisas, se você quiser um look vintage e clássico. E fica lindo, lindo, com vestidinhos.

 Quinn  .  Courtney  .  Rosie 

O chapéu Coco é um caso de charme a parte. Tem que ter estilo, tem que acreditar e tem que se divertir! Ele deixa seu look com cara de boyfriend fácil-fácil. Por isso, na hora de compor, preste atenção nos detalhes. Vestidos levinhos ficam incríveis. Se tiver estampa floral, então pode acreditar que vai ficar super romântica. Se quiser apostar no lado rock, use rendinhas, babados e brinque com a proposta do preto total com as texturas. Fica lindo!

Ron  .  Hannah  .  Sadie 

E, por fim, o Palheta. Meio achatadinho, feito de palha, ele é feito para o verão. Mas tudo nessa vida é adaptável, não é mesmo? Para um look cinquentinha, aposte em saias de cintura alta e camisas folgadinhas, com meia calça colorida. Você prefere setentinha? Shorts jeans, meia calça e camisa branca, com um colete da mamãe. E se quiser uma coisinha mais ladylike, vestidinhos são a aposta certa! =)

E você, tem um chapéu preferido? 
Ou tem vários? 
Conte para a gente! =)

Nenhum comentário: